terça-feira, abril 27, 2010

Cinemática: parte 3

Bom, galera

Continuando a percorrer o assunto da cinemática, hoje vou falar de duas coisas que eu gosto demais: "lançamento oblíquo" e "queda livre". Muita gente se lasca nisso, né não? Vou tentar passar pra vocês todas as dicas de resolução de questões, e deixarei uma questão para vocês se divertirem.

Vamos observar o movimento de um corpo em queda livre:


O corpo é abandonado da altura h. Na física, nada existe por acaso, então quando a questão falar que o corpo foi "abandonado", ela estará querendo dizer que o corpo tem velocidade inicial igual a zero. Se o corpo for lançado de baixo para cima em linha reta, não se apavore! É só trocar e dizer que a velocidade final é igual a zero. Esse é um movimento retilíneo uniformemente variavel.

Agora a dica é: Observe essas 2 fórmulas da figura, aprenda a usá-las, e nunca mais esqueça. A segunda é a famosa fórmula de Torricelli. A primeira eu não conheço o cara que fez e nem sei o apelido dela, mas está aí. As questões vão sempre te perguntar a mesma coisa: o tempo que o corpo levou para chegar ao chão, a velocidade final do corpo(momentos antes de tocar o chão), a distância percorrida, te darão o tempo gasto para o movimento e perguntarão a velocidade inicial de lançamento... Enfim, tudo está nessas 2 fórmulas. Basta uma simples interpretação.

Agora vamos dar uma olhada em um lançamento oblíquo:

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é o movimento oblíquo que vem e que passa num doce balanço a caminho do chão.

Em um movimento obliquo a minha maior dica é a seguinte: estudem separadamente o movimento que o corpo faz na vertical e na horizontal. Na vertical, na primeira metade do movimento, teremos um movimento uniformemente variado com a aceleração da gravidade sendo negativa, pois o corpo perde velocidade no eixo y e estudaremos a segunda metade do movimento da mesma forma que estudamos a queda livre.

O que você precisa saber é que o tempo de subida é igual ao tempo de queda. Já na horizontal, temos um movimento retilíneo uniforme. Só não esqueçam de decompor o vetor da velocidade, como demonstrei na figura acima.

Questão para casa:

Um sertanejo, puto, quer rebolar um tejo de forma oblíqua. Como ele está muito puto com o tejo, ele quer que o tejo voe o mais longe possível. Se ele atira o tejo com velocidade inicial igual a 12 m/s, (a) com que angulação ele terá que jogar o tejo? (b) Qual será o alcance do tejo? (c) Qual será a altura máxima atingida pelo tejo?

Valeu, pessoal! Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário: