segunda-feira, abril 19, 2010

Cinemática: parte 2

Queima, negada!

Vamos continuar a conversa sobre cinemática? No post passado vimos o conceito de velocidade e o movimento retilíneo uniforme. Hoje, estou aqui para falar de aceleração e formulas básicas da cinemática. Vamos nessa?

Observe a figura:


Vocês conseguem notar que o carro percorre espaços diferentes em um mesmo intervalo de tempo? Não? É, nem eu. Esse desenho tá uma bosta. hehehe. Brincadeiras à parte, vamos supor que eles percorrem espaços diferentes em tempos iguais.

Olhem bem a figura e percebam que o carro, nos primeiros 8 segundos percorre 8 metros. Isso nos leva a concluir que a velocidade média nesse trecho é de 1 m/s. Já no segundo techo o carro percorre 16 metros (24 - 8) nos mesmos 8 segundos. Velocidade média nesse techo? 2 m/s. Mas, no fim das contas, o que é aceleração? Aceleração é a taxa de variação da velocidade. Sabendo disso, vejamos um modo de calcular a aceleração:


Vejam que fórmula mais fagueira, serelepe e pimpona que acabamos de ver. Dessa forma, calculando a aceleração no nosso caso, teremos:


O que significa isso? Vamos olhar para o primeiro trecho: uma aceleração de 0,125m/s² faz com que o carro(o corpo em estudo) aumente sua velocidade de 0,125m/s a cada segundo. Assim, inicialmente parado, após o primeiro segundo, a velocidade do carro será de 0,125m/s. Após dois segundos, 0,25m/s, e assim por diante.

Esse tipo de movimento será chamado de movimento uniformemente variado(m.u.v.), pois a aceleração permanece constante, o que muda é velocidade. Tendo em mente esse conceito, vamos observar o desenvolvimento de algumas fórmulas básica da cinemática:

Com essas fórmulas abrimos um pouco mais o nosso leque de soluções para questões.

Dessa forma, finalizo o meu post de hoje. No proximo post eu avançarei um pouco mais na cinemática e deixarei uma questão para vocês se divertirem. Estudem bastante, pois só com o meu blog vcs não vão pra frente não, viu? hehehe

Abraços

Um comentário:

Dara Correia disse...

DAVII! Só tu mesmo pra fazer um blog desse né? hahaha, adorei! Vc se garante muiito! Espero que meus filhos sejam seus alunos! iusaoushaoushoaishasoi, beeeijo, saudades! :* DARA