quinta-feira, maio 13, 2010

Cinemática: parte 4

Olá, galera

Hoje irei finalizar a conversa sobre cinemática falando sobre movimento circular. Esse assunto não é um dos meus favoritos. Pra falar a verdade, eu não curto muito esse assunto. hehe Mas, vamos lá:

Primeiramente vamos entender o que é grandeza angular: grandezas lineares foi o que vimos até agora na cinemática. O espaço("delta S") é uma grandeza linear. A grandeza angular é vista quando a trajetória do corpo em estudo é circular! Mas espaço é espaço, e nunca deixará de ser espaço, não é? É. A diferença agora é que utilizaremos o raio da curvatura e a angulação percorrida para transformar a grandeza angular em grandeza linear, e vice-versa.


Perceba que você terá que fazer essa transformação. De grandeza linear para angular. Assim, as fórmulas da cinemática continuam valendo, bastando fazer essa conversão. É bom ter em mente também as fórmulas do perímetro do circulo. Dessa forma, o espaço(S), será igual a "fi" vezes o raio(R). Da mesma forma, deduziremos que a velocidade será omega(w) vezes o raio(R).


Frequência e período:

Período(T) é o tempo necessário para que um movimento periódico se repita. Em outras palavras, é o tempo para o corpo em estudo dar uma volta e chegar à posição inicial novamente. Frequência é a quantidade de vezes que o período se repete em uma unidade de tempo. É bom que você saiba que T=1/f.

Aceleração centrípeta:

No movimento circular uniforme, a aceleração escalar e angular são nulas! O que varia a direção do vetor velocidade. E a aceleração centrípeta é justamente isso: é a variação na direção do vetor velocidade: a=v²/R ou a=w².R

É isso aí, galera. Estudem bastante, porque se for depender de mim pra fazer vocês se garantirem nesse assunto, vocês estão perdidos! Um abraço e até o próximo post, quando começarei a falar sobre dinâmica!

2 comentários:

Edmilson Filho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olha explicar mais detalhadamente é melhor para o enriquecimento do seu post e para o melhor entendimento do leitor. mas está mtu bom.
meu nome é jeyssa e tenho 14 anos