quarta-feira, novembro 18, 2009

Um problema chamado "Fórmula"

Olá, pessoal,


Como esse é o primeiro post pra valer, não seria interessante começar em alto nível. O tema de hoje é bastante polêmico, e bastante simples! Que tal falarmos um pouco sobre fórmulas?


Após alguns anos de estudo em cursinho, venho notado um problema recorrente em pessoas que não são muito íntimos das ciências exatas: dificuldade em decorar as fórmulas! Talvez o problema seja exatamente esse. Será que é preciso decorar todas aquelas fórmulas chatas? Aquele seu amigo, que se acha o Einstein, que diz que não é preciso decorar fórmulas e que deduz todas, está mentido. Se você não sabe todas as fórmulas decoradas, não se assunte. Vocês são normais! No entanto, estaria sendo hipocrita se dissesse a vocês que não sei fórmulas decoradas. Sei, sim! Então qual é a minha intenção? Mostrar como é possivel cuspir várias fórmulas sabendo apenas algumas "fórmulas-base"


Dedução simples:

Através de substituições simples, podemos, à partir de uma fórmula, chegar a outra(As vezes até de ramos diferentes da Física).




Olhem que legal! Perceberam? Sabemos que é necessário saber calcular o trabalho de um gás para sabermos lidar melhor com a primeira lei da Termodinâmica. Mas trabalho(W) é uma coisa só, pessoal, em qualquer ramo da física: uma força aplicada em um determinado espaço! Percebeu que foi necessário apenas saber a formula mecânica do trabalho? Então sabendo apenas uma formula, você tem 2 em mãos! Que beleza, ein?

Agora um exemplo da cinemática. De 2 fórmulas básicas, que todos devem conhecer, tiramos outras 2. E por aí vai, pessoal! Muito divertida essa brincadeira, não é? hehehe

Analogia:

Existem formulas de ramos diferentes da física que possuem as mesmas propriedades. Olhem só que legal:


Analisando as fórmulas percebemos uma semelhança bem grande entre elas. Ambas possuem uma relação entre dois corpos/partículas, ambas as forças são inversamente proporcionais ao quadrado da distancia entre os corpos/particulas. Será que precisamos decorar essas duas formulas?

Esses exemplos que citei não são os únicos. Tentem achar outros exemplos como esses em outros ramos da física. Vocês vão se dar bem!

Mas a maior de todas as dicas é outra: Física é DIFERENTE de Matemática. Então, se você quer aprender física com mais eficiencia, se liberte do vicio de querer pular etapas e ir direto aos cálculos matemáticos. Fortaleça sua teoria antes de partir para a prática. Com uma teoria fortalecida, as equações e resoluções aparecerão para vocês com maior facilidade.

Abraços, e até a próxima!

Nenhum comentário: