sexta-feira, março 26, 2010

Vetores: o que há de mais básico.

Olá pessoal,

Voltei! Passei muito tempo sem postar, esperando alguma inspiração(e esperando a preguiça passar também). Após ter dado aquelas dicas dos primeiros posts fiquei pensando: "E agora?". Pois é. E agora vou falar um pouco de vetores. E vou me limitar a falar de vetores para estudantes de segundo grau, pois, no momento, ainda estou me aperfeiçoando em vetores no terceiro grau.

O que é um vetor? (Eu vou definir e torcer para que eu não gere polemica). Eu gosto de dizer que o vetor é um indicador. Indicador de que? Vou ser curto e grosso: de direção, sentido e intensidade.

Sabe aquelas setinhas chatas e que você considerava "sem sentido". Pois é justamente o contrário. Elas dão sentido às coisas(a ambiguidade é proposital! hehe). E não dão somente "sentido". Dão também direção e intensidade. Se você está se perguntando se "sentido" e "direção" são a mesma coisa eu respondo: NÃO, NÃO SÃO! Dois vetores podem ter a mesma direção, porém sentidos opostos. Direção diz respeito a posição do vetor e sentido diz respeito ao caminho q ele indica: se é 'de lá pra cá' ou se é 'de cá pra lá'.(Se quiser mandar um email reclamando de má explicação, sinta-se à vontade).

Grandezas escalares x grandezas vetoriais.

Ao longo de nossa vida estudantil nos deparamos várias vezes com esses termos. Na maioria, ignoramos. 90% das pessoas não entendem o elas significam. Mas não porque seja dificil, mas por preguiça, talvez.

A grandeza escalar não tem direção e nem sentido. A "massa", por exemplo, é uma grandeza escalar. Massa é um indicador de quantidade, logo, não pode ter um vetor associado. A grandeza vetorial, como o nome já diz, tem um vetor associado, ou seja, tem direção, sentido e intensidade. A "velocidade" é um bom exemplo de grandeza vetorial.Bom, acho que se eu falar mais do que isso irei complicar as coisas. É muito simples, pessoal!

Um abraço e até a proxima(espero não demorar tanto pra voltar a escrever aqui.)

Nenhum comentário: